Os termos ecommerce ou e-commerce são as designações comuns para o comércio electrónico.
Básicamente o comércio electrónico consiste em vender (e comprar) produtos e serviços online usando a Internet ou outras redes de computadores.
A designação comércio electrónico pode ser aplicada a várias situações, desde que no processo de compra se recorre a um website.
Dependendo do grau de envolvimento da Internet (ou outra rede de computadores) o e-commerce poderá ser enquadrado numa gama de situações que vão do comércio electrónicamente assistido ao e-commerce puro.
O desenvolvimento do e-commerce, insere-se na procura de novos canais de venda e de comunicação com os clientes e o público em geral.
A massificação do acesso á Internet colocou uma maior pressão e necessidade de promover e vender online transfomando-se numa opção incontornável para muitas empresas,
Apesar de ainda não ter duas decadas de existência, as actividades relacionadas com o e-commerce já tem uma evolução naquilo que são os requisitos, as técnicas e as práticas que lhe estão associados, pelo que já poderemos falar de uma história do e-commerce.
Lojas online
As lojas online, ou lojas virtuais, são a face mais visivel do e-commerce. As lojas online são websites especializados em vendas online. Existem vários tipos de lojas online, mas de um modo geral pode-se dizer que todas elas contêm os seguintes elementos:
- Um catálogo de produtos ou serviços;
- Um processo de encomenda online;
Na prática, as lojas online são normalmente programas de computador, scripts ou aplicações web, que estando alojados num servidor web processam os pedidos de páginas do website, gerando páginas dinamicas com as informações relevantes para o visitante.
Existem várias formas de criar lojas online. A melhor forma será de comprar uma loja online pré-instalada e pronta a ser configurada para o seu negócio.
Mas também pode enverdedar por um processo envolvendo menos custos se tiver tempo para aprender como proceder para fazer a instalação e configuração do sistema de e-commerce.
Para ter uma loja online são necessários satisfazer alguns requisitos que serão as condições minimas para ter um website de comércio electrónico.
Software de e-commerce
Este é um requisito básico para algo minimamente profissional.
Para gerir a sua loja online e fazer vendas na Internet, tem de ter um programa instalado no servidor web que permita ao visitante uma facil navegação e identificação dos artigos que pretende, assim como um mecanismo de encomenda com a eventual escolha do método de pagamento e método de entrega.
Para o efeito existem várias plataformas de e-commerce disponiveis no mercado.
A escolha do sistema adequado para o seu negócio depende de vários factores.
Neste website existem informações sobre as mais importantes distribuições de e-commerce open source. Para uma introdução ao processo de escolha de um software adequado para si recomendamos o artigo: escolher sistema de e-commerce.
Registo de dominio
Como já deve ter reparado, o acesso aos recursos na internet faz-se recorrendo á indicação de um endereço web. Os endereços web são constituidos por um texto, que especificam por exemplo o protocolo a usar, servidor web para onde enviar o pedido, e qual o documento pedido ao servidor (ex: http://www.xpto.pt/documento1.html).
O endereço web é composto como no exemplo pelos seguintes elementos:
- http – é o protocolo
- www.xpto.pt – é composto pelo dominio e designa o servidor
- documento1.html – é o documento pedido
Para podermos aceder por intermédio deste endereço á pagina certa, o dominio xpto.pt necessita de estar registado no dns e devidamente configurado no servidor internet que responde pelo dominio.
Resumindo, o registo de dominio na internet é necessário para ter uma loja online alojada num servidor web.
Alojamento web
Para ter o seu sistema de e-commerce online, é necessário ter um alojamento web para alojar os conteúdos e programas necessários para ter uma loja online.
Existem vários tipos de alojamento web, os mais económicos serão os serviços de alojamento partilhado em linux.
Nos serviços de alojamento partilhados, o servidor internet é usado para responder por diversos dominios de diversos clientes que contratam com o fornecedor os serviços internet.
Os fornecedores de serviço de alojamento web, são por vezes designados por Hosting Service Providers (HSP), ou Internet Service Providers (ISP).
Os serviços de alojamento web costumam disponibilizar um painel de controlo do alojamento web, normalmente o cPanel ou o Plesk, que lhe permite fazer a gestão dos vários serviços que fazem parte do serviço de alojamento de dominios internet, nomeadamente:
- Caixas de correio electrónico (endereços de e-mail no dominio);
- Bases de dados mySQL (normalmente necessárias para o sofware de e-commerce);
- Gestão de ficheiros disponiveis no servidor;
Por ultimo não esqueça que para ter um alojamento web na Internet é necessário registar um nome de dominio para podermos aceder á loja online por via de um endereço web.