lojas online - ecommerce
  • Home
  • Diretório
  • Adicionar
  • Marketing
  • E-commerce
    • Cuidados a ter ao comprar
  • Novidades
  • Informação

Category Archives: Geral

Instalar o Magento no cPanel com o Softaculous

Posted on 2014/09/07 by ptcommerce ptcommerce Posted in Geral, magento .

O magento é um software de e-commerce muito versátil e poderoso. Devido ás suas caracteristicas é o mais popular sistema de e-commerce usado para construir lojas online.

Apesar da sua administração e configuração inicial não ser a mais simples, especialmente tendo em consideração a facilidade de gestão que o openCart oferece, o processo de instalação do Magento é bastante simples quando se usa o Softaculous.

 

Introdução ao cPanel

O cPanel é o mais popular painel de controlo e gestão das contas de alojamento web em servidores na Internet. Com o cPanel, os webmasters têm acesso a ferramentas que lhe permitem configurar os vários serviços Internet que respondem no dominio alojado no servidor. Os vários serviços possiveis de gerir no cPanel são:

  • www
  • ftp
  • e-mail

Existem outros serviços e configurações que o cPanel permite, entre as quais a inclusão de serviços extra como os instaladores automáticos de scripts como o Softaculous, o Fantastico ou o Installatron.

Estes instaladores não fazem parte do cPanel, e os diversos serviços de alojamento pode escolher oferecer ou não um destes programas de instalação automática de aplicações web..

 

Introdução ao Softaculous

O softaculous é um instalador automático de scripts disponivel no painel de controlo para gestão de contas de alojamento web.

Enquanto instalador automático de aplicações web, o softaculous facilita bastante a instalação dos mais populares programas para gerir websites ou lojas virtuais.

Com o Softaculous pode instalar vários sistemas de e-commerce disponiveis em código aberto (open source) na Internet, com pouco esforço e sem necessidade de conhecimentos especiais.

Os principais sistemas de e-commerce disponiveis para criar uma loja virtual e que deve ter em consideração na sua escolha são os seguintes:

  • openCart
  • Prestashop
  • Magento

 

Existem muitos outros disponiveis, mas os indicados acima estão ordenados tendo em consideração os recursos exigidos pela plataforma de e-commerce e  a sua facilidade de configuração e administração.

Como a instalação com o Softáculous é facil, se o seu plano de alojamento web permitir mais bases de dados, sugerimos que experimente cada um deles pela respectiva ordem de modo a verificar se cumpre com os requisitos que a loja online necessita de ter.

 

Requisitos do Magento

O magento apenas pode ser instalado com sucesso nos planos de alojamento e servidores que dispõem dos recursos adequados. O simples facto de estar disponivel para instalar no Softaculos, não significa que a instalação seja possivel ou que tenha as condições para funcionar de forma adequada mesmo depois de instalada.

O Softaculous  atribui uma base de dados por cada aplicação que é instalada. Por isso é necessário que o plano de alojamento web permita pelo menos a criação de uma nova base de dados para o magento.

Por outro lado, para assegurar o bom funcionamento do Magento é necessário que o plano de alojamento permita a execução de scripts agendados (Cron jobs), e nos serviços de alojamento online baratos, o acesso ao cron não é permitido.

Além disso convêm não esquecer que o magento obtêm a sua versatilidade e a gama extensa de funcionalidades á custa da utilização extensiva de recursos computacionais, pelo que pode iniciar um projecto de loja online com o Magento. Mas se tiver algum sucesso verá que o alojamento partilhado barato não é suficientemente rápido para servir as páginas de lojas virtuais em Magento.

 

Instalar o Magento no Softaculous

Para instalar o magento com o Softaculous tem de seguir um processo simples que se resume a meia duzia de passos, incluindo o login no cPanel.

Entrar no cPanel da conta de alojamento web em que pretende criar a loja online.

Procurar o grupo de ferramentas do Softaculous que está na página principal do cPanel. Será parecido com a imagem abaixo.

 

cPanel Softaculous

cPanel Softaculous Instalador automático de Scripts

 

Se passar com o rato por cima da primeira linha de icones de modo a que ela se desloque para a esquerda revelando após algum tempo o icone do Magento.

Instalar o Magento no Softaculous

Clique no icone do Magento, exibido ao centro na imagem acima, para aceder á introdução de instalação ao magento.

Nessa pagina que será semelhante á exibida á apresentada na imagem abaixo, deve clicar no botão Install.

 

Iniciar instalação do Magento no Softaculous

Quando clicar no botão tem acesso á página de configuração da instalação do magento.

A página que configura o processo que irá instalar o magento está dividida em várias áreas que correspondem a diversos informações que no minimo deve verificar e aqui são apresentadas separadamente.

Na prática não é obrigado a alterar nada do que é apresentada como pré definido. Mas será apropriado aproveitar para definir desde já as coisas da melhor forma.

Apenas indicamos quais as informações e opções que deve alterar. As outras pode aceitar o que estiver pré definido

 

Instalar Magento - Software Setup

Choose Protocol – Sugerimos que escolha o http://

Choose Domain – Escolha o dominio em que pretende que a instalar o magento

In Directory – Se não quiser instalar num directorio, deixe este área vazia. se for para testar deve indicar ou manter o directorio.

 

Instalar Magento - Site e db Settings

Admin Path – Deve escolher um que seja facil de lembrar para si e não seja comum.

O admin Path indica o caminho para a área de administração do Magento, se aceitar o que é indicado deve aceder por exemplo com um endereço do tipo http://www.seudominio.com/admin123.

 

Instalar Magento - Conta de Admin

A última área de configuração da instalação dedica-se á definição do utilizador maximo de administração do sistema.

Admin Password – Recomendamos que escolha uma password complexas, ou pelo menos com letras e números.

Admin Email – Insira o endereço de email que quiser ou pelo menos certifique-se que tem acesso ao email indicado.

 

Também existe uma área de opções avançadas que permite a configuração autmáticas de backups, que pode aproveitar para configurar.

Depois de tudo escolhido e indicado como pretende basta clicar no botão Install.

 

Quando clicar o Softaculous vai instalar o Magento num processo que pode indicar alguns minutos.

Durante esse tempo será apresentado algum feed back conforme a imagem abaixo.

 

Esperar pela Instalação do Magento

 

Finalizado o processo, o Softaculous apresenta uma página com uma zona parecida com a da imagem abaixo.

Magento instalado - Veja a sua loja online

 

Pode clicar em dois links, um para a loja virtual que os visitantes e clientes têm acesso, e outro para a área de administração do magento, onde terá que inserir o user e a senha que foi definida na instalação.

O proximo passo será compreender como funciona o magento e como pode configurar e gerir o sistema de modo a que ele se adapte aos requisitos que pretende ver satisfeitos na operação da sua loja virtual.

 

 

 

Meios de pagamento nas lojas online

Posted on 2014/08/31 by ptcommerce ptcommerce Posted in Geral .

As lojas online, tal como as lojas fisicas os vulgares estabelecimentos comerciais do nosso dia onde entramos e tocamos as coisas, partilham de um processo comum, ou pelo menos de algumas fases comuns em ambos os tipos de lojas.

O processo comercial é constituido por fases, nas quais estão em questão diferentes aspectos da compra. De forma groceira e sucinta num processo comercial o cliente: informa-se, negocieia, contratualiza, efectua o pagamento, recebe os bens ou serviços. Podem existir ligeiras variações nas sequencias. O que pretendemos realçar é que o pagamento é parte integrante de qualquer venda. Ou é suposto ser.

Numa loja online o pagamento é parte do processo comercial ou de uma forma mais simples parte do processo de compra online. Quando um cliente decide comprar qualquer coisa na loja online normalmente segue para um ecran onde deve inserir os dados necessários ao bom processamento da compra online, como por exemplo o local de entrega dos artigos comprados, e ainda a indicação de como deve proceder de forma a pagar pelos artigos que vai comprar.

Aqui entramos no tema do artigo, os meios de pagamento nas lojas online.

Os principais métodos de pagamento possiveis de usar em Portugal são os seguintes.

  • Transferência ou depósito em conta bancária
  • Cheque ou Vale Postal
  • Contra Rembolso (Á cobrança)
  • Pagamento por referência multibanco
  • Paypal
  • Cartão de crédito

 

 

As estatisticas que tenho conhecimento remontam a 2008, e versam sobre os meios de pagamentos utilizados pelos compradores nas lojas online e não sobre os meios de pagamento disponibilizados nas lojas online.

Essas estatisticas fazem uma comparação entre os consumidores portugueses e os europeus quanto ás escolhas dos métodos de pagamento nas lojas virtuais.

Os valores apresentados superavam os 100% pelo que presumo que tenha sido escolha multipla. Tipo quais foram os metodos de pagamento que usou nas compras que efectuou em lojas online?

  • Os portugueses assim como os europeus pagaram preferencialmente por cartão de crédito, respectivamente: 63% e 50%.
  • O segundo método de pagamento mais usado, é a transferência bancária. Representando 35% para ambas as populações.
  • O terceiro pagamento mais usado nas lojas online é que introduz uma profunda diferença. Os europeus usam outro meio de pagamento antecipação processado completamente online. O paypal representa 32% das preferencias. Os portugueses pelo contrário preferem, em 32% dos casos pagar contra entrega.

As razões para estas discrepãncias será provavelmente o receio, ou a falta da confiança que inspira o comércio electrónico aos portugueses. A representatividade da escolha do pagamento á vista não inspira muita confiança.

A maior preferencia expressa pelo uso de cartão de crédito também pode concorrer para a intrepretação da confiança, na medida que pelo menos em portugal tem existido um esforço por parte da unicre na credibilização do cartão de crédito como meio de pagamento em lojas online. Mas também aceito que seja porque o consumidor português tem os bolsos com cotão e um bocadito de plastico que dá para as loucuras.

Fonte: Nielsen, Fevereiro 2008

Tópicos de comércio eletrônico que prefere

Posted on 2014/08/25 by news Posted in Geral .

Prezados leitores, a sua opinião é importante. Por isso e apesar de a maior parte dos artigos neste website não permitir comentários, neste artigo a sua participação com comentários é incentivada.

O comércio electrónico ou envolve várias actividades que todas elas concorrem para o sucesso de qualquer projecto de e-commerce.

Desde os aspectos mais tecnicos, como por exemplo, os ligados ás tecnologias como os serviços de alojamento web, e os scripts de gestão de lojas online; até ás questões de marketing na internet; existe toda uma variedade de tópicos importantes para os webmasters de projectos de comércio electrónico, ou simplesmente para os comerciantes que se estão a iniciar no mundo das vendas online.

Paypal

Posted on 2014/08/21 by ptcommerce ptcommerce Posted in Geral .

O Paypal é o mais famoso método de pagamento online em tempo real.

Se tem uma loja online deve informar-se sobre os serviços de pagamento online do paypal para comerciantes.

O Paypal permite aceitar pagamentos com conta Paypal ou cartão de crédito, num ambiente seguro quer para o comerciante online quer para o cliente.

Aderir é grátis e o serviço não tem mensalidades. Só é paga uma comissão por pagamento que é automáticamente deduzida no valor recebido. A comissão é composta por um pequeno valor fixo e uma pequena percentagem do valor do pagamento.

Pagamentos online seguros

Pagamentos online seguros via Paypal

Existem várias formas de integração dos pagamentos via Paypal e os websites ou lojas online.

Na maior parte dos sistemas de e-commerce existem módulos de pagamento disponiveis para as várias opções de pagamento que o Paypal oferece. A maior parte das vezes o pagamento pelo Paypal faz parte do pacote de módulos incluidos na distribuição gratuita do programa. Por exemplo: existem módulos disponiveis para o magento, prestaShop. openCart ou osCommerce.

Também é possivel usar o paypal para efectuar vendas online em simples páginas de HTML, ou seja sem ser necessário a instalação nenhum script de loja virtual. Para isso basta, para além de ter uma conta de comerciante no Paypal, inserir pequenos códigos HTML fornecidos no website da Paypal, nas suas próprias páginas.

http://www.paypal.com/

 

 

 

 

lojas online – como escolher o sistema de e-commerce

Posted on 2014/08/15 by ptcommerce ptcommerce Posted in Geral .

Este artigo destina-se a analizar, as possiveis escolhas, os factores e o processo de escolha de um sistema de e-commerce com vista a implementar uma loja online na internet.

Numa primeira fase, vamos abordar de forma generalizada as ofertas de sistemas de e-commerce disponiveis na Internet para as empresas e negócios implementarem uma ou mais lojas online. Depois enunciaremos, também de forma geral os principais factores que intervêm no processo de decisão e por último o processo de escolha da plataforma de e-commerce.

Existem na disponiveis na Internet três tipos de gerais se soluções de e-commerce:

  • Sistemas e-commerce em código aberto (open source), que pode obter e instalar gratuitamente num serviço de alojamento web online.
  • Os mesmos sistemas de e-commerce, do ponto anterior, mas vendidos por empresas no sector dos serviços Internet, normalmente incluidas num pacote de lojas online prontas a usar, ou como base de trabalho para lojas online personalizadas,
  • Sistemas de e-commerce proprietários vendidos nas mesmas circunstãncias do ponto anterior.

Todas estas soluções partilham entre si algumas caracteristicas, como por exemplo: permitirem a colocação de um catálogo de produtos e serviços online e o registo de encomendas por parte dos clientes.

No entanto também existem grandes diferenças no que respeita aos seguintes pontos:

  • Carateristicas e funcionalidades contempladas no software de e-commerce;
  • Exigência dos recursos computacionais no servidor web;
  • Facilidade de configuração, gestão e utilização da interface web da loja online;
  • Arquitectura do software nos diversos sistema de e-commerce;
  • Disponibilidade de extras como: templates, diferentes tipos de módulos, etc;
  • Disponibilidade de técnicos (ex: programadores) que possa contratar para efectuar alterações;

Todas estas diferenças, constituem factores que podem e devem ser tomados em consideração na escolha da plataforma de e-commerce a usar na sua futura loja online.

No entanto os factores de escolha não se encontram exclusivamente nas caracteristicas da plataforma de e-commerce, mas são apenas parte dos elementos que devem ser tomados em consideração no processo de escolha do sistema de e-commerce.

Grosso modo, poderemos generalizar os factores envolvidos no processo de escolha nos seguintes tipos:

  • Caracteristicas da plataforma de e-commerce;
  • Carateristas da empresa ou organização que pretende implementar a loja online;
  • Caracteristicas e funcionalidades que se pretendem ter na plataforma de e-commerce;

As carateristicas da empresa ou organização e as funcionalidades que pretendem na loja online, são os verdadeiros determinantes na escolha do software de e-commerce, ou pelo menos na redução das escolhas possiveis.

Por um lado as necessidades previstas para a loja online, limitam as possiveis soluções apenas ás que satisfazem os requisitos funconais, por outro as eventuais restrições nos recursos disponiveis, limitam as soluções possiveis apenas ás que a empresa tem condições de adquirir e manter.

O processo de implementação de um projecto e e-commerce deve começar pela definição de alguns aspectos fundamentais como as questões ligadas ao produtos e mercado, ou seja questões de marketing, e as respectivas implicações nas funcionalidades e caracteristicas que devem ser contempladas na futura loja online,

Sabendo o que necessitam, importa saber que recursos são necessários investir para concretizar o projecto. Nesta fase impõe-se a recolha de informações (funcionalidades, requisitos, custos, etc.) de várias soluções e fornecedores no mercado.

Após a análise dos dados recolhidos já será possivel avaliar os recursos minimos necessários para implementar o projecto de e-commerce.

Mas deve tomar em atenção que os recursos necessários não se esgotam na implementação do software de e-commerce, mas extendem-se á gestão dos conteúdos (serviços, produtos, informações, etc.), esforços de divulgação online, e despesas com os fornecedores de serviços de alojamento web online de qualidade.

Não esqueça que para ser bem sucedido um projecto comercial na Internet, terá que manter uma durante muito tempo (min: 2 anos) uma atitude pró-activa na divulgação e manutenção da loja online na internet, e terá que ter os recursos necessários para o fazer.

Após a avaliação dos recursos minimos necessários para implementar e manter o projecto de e-commerce por um tempo adequado, deve reflectir se estão disponiveis esses recursos.

Se não estiverem disponiveis os recursos necessários para implementar qualquer das soluções encontradas, deve requacionar o projecto inicial, reduzindo especificações e procurar uma solução de e-commerce cujos recursos necessários estejam dentro das possibilidades.

Se encontrar várias soluções de lojas online que se enquadram nas funcionalidades necessárias e para as quais tenha os recursos necessários tenha em atenção os seguintes factores na escolha.

Prefira soluções de código aberto, com arquiteturas de sofware modernas e eficientes (não sejam lentas em servidors web partilhados), e cuja divulgação na comunidade permita encontrar bons tecnicos quando necessário.

Se o custo não for proibitivo e as preferencias acima estiverem satisfeitas, optar por um bom leque de funcionalidades contempladas de base, pode poupar custos de desenvolvimento no futuro.

Por último, satisfeita estas condições, escolha a solução de e-commerce que for mais simples de gerir e que tenha disponivel o maior apoio possivel, como por exemplo, manuais de operação em Português, informações online sobre os procedimentos necessários para efectuar configurações mais complicadas, etc.

 

Página seguinte »

Categorias

  • Alimentação

  • Animais e Petshops

  • Artesanato

  • Artigos Regionais

  • Automoveis, motos e camiões

  • Bebé e Criança

  • Brindes e ofertas

  • Brinquedos e Jogos

  • Casa e Lar

  • Desporto e Vida Saudável

  • Electrónica e comunicações

  • Estilos de vida

  • Ferramentas e equipamentos

  • Hobbies

  • Informática

  • Livros

  • Moda e Vestuário

  • Modelismo

  • Ourivesaria e adornos pessoais

  • Vinhos e Bebidas

Pages

  • Cuidados a ter nas compras pela internet
  • Diretório
  • Home
  • Informação
  • Introdução ao e-commerce na prática
  • Listings
    • My Listings
    • Signup
  • Marketing

Archives

  • Março 2017
  • Fevereiro 2017
  • Janeiro 2017
  • Dezembro 2016
  • Novembro 2016
  • Outubro 2016
  • Setembro 2016
  • Agosto 2016
  • Junho 2016
  • Maio 2016
  • Abril 2016
  • Março 2016
  • Janeiro 2016
  • Novembro 2015
  • Setembro 2015
  • Junho 2015
  • Maio 2015
  • Janeiro 2015
  • Dezembro 2014
  • Novembro 2014
  • Outubro 2014
  • Setembro 2014
  • Agosto 2014
  • Julho 2014

Categories

  • Conceitos (12)
  • Geral (6)
  • Glossário (14)
  • Open Source (99)
    • magento (1)
    • openCart (2)
    • osCommerce (4)
    • prestaShop (94)

Website

  • Iniciar sessão
 
© lojas online – ecommerce