Este artigo é orientado para os consumidores que pretendem fazer compras online pela Internet e querem assegurar-se de que o fazem com o mínimo de riscos possível. Também interessará aos comerciantes que tem lojas online e que pretendem inspirar uma maior confiança no consumidor.
Antes de entrar nas questões relacionadas com a credibilidade do comerciante que explora o Website convém dar algumas dicas de como proceder antes de chegar à fase da decisão.
Procure lojas online alternativas que também vendam o produto ou serviço que pretende.
Dessa forma pode também comparar preços e eventualmente encontrar preços mais baixos.
Pode usar um comparador de preços para lhe facilitar essa tarefa. Tome nota do que encontrar.
Na web é fácil fazer pesquisas online e obter preços de vários fornecedores. Use vários motores de pesquisa, como o Google e o Bing, pois podem dar acesso a diferentes lojas online.
Na posse de várias alternativas pode fazer uma triagem com base nos seguintes presupostos:
Informação disponível online. A legislação nacional obriga o comerciantes a terem permanentemente disponíveis online as seguintes informações:
- Entidade responsável pelo site
- Morada geográfica do estabelecimento
- Endereço eletrónico
- Número de contribuinte
- Outros registos públicos
Para além disso dê valor ao contato telefónico, de preferência fixo.
Muitos websites não cumprem sequer a lei, como poderá confiar num comerciante que esconde a identidade, a morada ou o número de telefone?
Valorize o aspeto do website, faça um juízo sobre a qualidade do website pois é um potencial indicador de uma atitude profissional do comerciante.
Um site cuidado, com bastante informação e que inclua todas as informações legalmente exigidas mais o contato telefónico será um bom indicador sobre a vontade de prestar um bom serviço.
Tenha atenção aos encargos escondidos ou adicionais como os custos de expedição ou alfandegários.
Quando comparar preços tenha em atenção os custos totais, e não apenas o custo indicado no artigo.
Dê preferência escolha comerciantes portugueses perfeitamente identificados.
Não terá custos alfandegários e provavelmente conseguirá valores mais baixos de expedição. Para além disso se as coisas correrem mal tem sempre hipóteses de se poder queixar com sucesso.
Antes de tomar uma decisão pesquise sobre o nome da empresa ou o nome do domínio, verifique se já existiram más experiências partilhadas por outros consumidores.
Prefira websites com ligação segura, indicados pelo endereço com o protocolo https:// normalmente exibido a verde no inicio da barra de endereço dos navegadores.
No processo de compra, antes de efetuar o pagamento confirme que tudo está de acordo com o que espera, desde as especificações do que vai comprar até ao preço final.