O magento é um software de e-commerce muito versátil e poderoso. Devido ás suas caracteristicas é o mais popular sistema de e-commerce usado para construir lojas online.
Apesar da sua administração e configuração inicial não ser a mais simples, especialmente tendo em consideração a facilidade de gestão que o openCart oferece, o processo de instalação do Magento é bastante simples quando se usa o Softaculous.
Introdução ao cPanel
O cPanel é o mais popular painel de controlo e gestão das contas de alojamento web em servidores na Internet. Com o cPanel, os webmasters têm acesso a ferramentas que lhe permitem configurar os vários serviços Internet que respondem no dominio alojado no servidor. Os vários serviços possiveis de gerir no cPanel são:
- www
- ftp
Existem outros serviços e configurações que o cPanel permite, entre as quais a inclusão de serviços extra como os instaladores automáticos de scripts como o Softaculous, o Fantastico ou o Installatron.
Estes instaladores não fazem parte do cPanel, e os diversos serviços de alojamento pode escolher oferecer ou não um destes programas de instalação automática de aplicações web..
Introdução ao Softaculous
O softaculous é um instalador automático de scripts disponivel no painel de controlo para gestão de contas de alojamento web.
Enquanto instalador automático de aplicações web, o softaculous facilita bastante a instalação dos mais populares programas para gerir websites ou lojas virtuais.
Com o Softaculous pode instalar vários sistemas de e-commerce disponiveis em código aberto (open source) na Internet, com pouco esforço e sem necessidade de conhecimentos especiais.
Os principais sistemas de e-commerce disponiveis para criar uma loja virtual e que deve ter em consideração na sua escolha são os seguintes:
- openCart
- Prestashop
- Magento
Existem muitos outros disponiveis, mas os indicados acima estão ordenados tendo em consideração os recursos exigidos pela plataforma de e-commerce e a sua facilidade de configuração e administração.
Como a instalação com o Softáculous é facil, se o seu plano de alojamento web permitir mais bases de dados, sugerimos que experimente cada um deles pela respectiva ordem de modo a verificar se cumpre com os requisitos que a loja online necessita de ter.
Requisitos do Magento
O magento apenas pode ser instalado com sucesso nos planos de alojamento e servidores que dispõem dos recursos adequados. O simples facto de estar disponivel para instalar no Softaculos, não significa que a instalação seja possivel ou que tenha as condições para funcionar de forma adequada mesmo depois de instalada.
O Softaculous atribui uma base de dados por cada aplicação que é instalada. Por isso é necessário que o plano de alojamento web permita pelo menos a criação de uma nova base de dados para o magento.
Por outro lado, para assegurar o bom funcionamento do Magento é necessário que o plano de alojamento permita a execução de scripts agendados (Cron jobs), e nos serviços de alojamento online baratos, o acesso ao cron não é permitido.
Além disso convêm não esquecer que o magento obtêm a sua versatilidade e a gama extensa de funcionalidades á custa da utilização extensiva de recursos computacionais, pelo que pode iniciar um projecto de loja online com o Magento. Mas se tiver algum sucesso verá que o alojamento partilhado barato não é suficientemente rápido para servir as páginas de lojas virtuais em Magento.
Instalar o Magento no Softaculous
Para instalar o magento com o Softaculous tem de seguir um processo simples que se resume a meia duzia de passos, incluindo o login no cPanel.
Entrar no cPanel da conta de alojamento web em que pretende criar a loja online.
Procurar o grupo de ferramentas do Softaculous que está na página principal do cPanel. Será parecido com a imagem abaixo.
Se passar com o rato por cima da primeira linha de icones de modo a que ela se desloque para a esquerda revelando após algum tempo o icone do Magento.
Clique no icone do Magento, exibido ao centro na imagem acima, para aceder á introdução de instalação ao magento.
Nessa pagina que será semelhante á exibida á apresentada na imagem abaixo, deve clicar no botão Install.
Quando clicar no botão tem acesso á página de configuração da instalação do magento.
A página que configura o processo que irá instalar o magento está dividida em várias áreas que correspondem a diversos informações que no minimo deve verificar e aqui são apresentadas separadamente.
Na prática não é obrigado a alterar nada do que é apresentada como pré definido. Mas será apropriado aproveitar para definir desde já as coisas da melhor forma.
Apenas indicamos quais as informações e opções que deve alterar. As outras pode aceitar o que estiver pré definido
Choose Protocol – Sugerimos que escolha o http://
Choose Domain – Escolha o dominio em que pretende que a instalar o magento
In Directory – Se não quiser instalar num directorio, deixe este área vazia. se for para testar deve indicar ou manter o directorio.
Admin Path – Deve escolher um que seja facil de lembrar para si e não seja comum.
O admin Path indica o caminho para a área de administração do Magento, se aceitar o que é indicado deve aceder por exemplo com um endereço do tipo http://www.seudominio.com/admin123.
A última área de configuração da instalação dedica-se á definição do utilizador maximo de administração do sistema.
Admin Password – Recomendamos que escolha uma password complexas, ou pelo menos com letras e números.
Admin Email – Insira o endereço de email que quiser ou pelo menos certifique-se que tem acesso ao email indicado.
Também existe uma área de opções avançadas que permite a configuração autmáticas de backups, que pode aproveitar para configurar.
Depois de tudo escolhido e indicado como pretende basta clicar no botão Install.
Quando clicar o Softaculous vai instalar o Magento num processo que pode indicar alguns minutos.
Durante esse tempo será apresentado algum feed back conforme a imagem abaixo.
Finalizado o processo, o Softaculous apresenta uma página com uma zona parecida com a da imagem abaixo.
Pode clicar em dois links, um para a loja virtual que os visitantes e clientes têm acesso, e outro para a área de administração do magento, onde terá que inserir o user e a senha que foi definida na instalação.
O proximo passo será compreender como funciona o magento e como pode configurar e gerir o sistema de modo a que ele se adapte aos requisitos que pretende ver satisfeitos na operação da sua loja virtual.