Este artigo destina-se a analizar, as possiveis escolhas, os factores e o processo de escolha de um sistema de e-commerce com vista a implementar uma loja online na internet.
Numa primeira fase, vamos abordar de forma generalizada as ofertas de sistemas de e-commerce disponiveis na Internet para as empresas e negócios implementarem uma ou mais lojas online. Depois enunciaremos, também de forma geral os principais factores que intervêm no processo de decisão e por último o processo de escolha da plataforma de e-commerce.
Existem na disponiveis na Internet três tipos de gerais se soluções de e-commerce:
- Sistemas e-commerce em código aberto (open source), que pode obter e instalar gratuitamente num serviço de alojamento web online.
- Os mesmos sistemas de e-commerce, do ponto anterior, mas vendidos por empresas no sector dos serviços Internet, normalmente incluidas num pacote de lojas online prontas a usar, ou como base de trabalho para lojas online personalizadas,
- Sistemas de e-commerce proprietários vendidos nas mesmas circunstãncias do ponto anterior.
Todas estas soluções partilham entre si algumas caracteristicas, como por exemplo: permitirem a colocação de um catálogo de produtos e serviços online e o registo de encomendas por parte dos clientes.
No entanto também existem grandes diferenças no que respeita aos seguintes pontos:
- Carateristicas e funcionalidades contempladas no software de e-commerce;
- Exigência dos recursos computacionais no servidor web;
- Facilidade de configuração, gestão e utilização da interface web da loja online;
- Arquitectura do software nos diversos sistema de e-commerce;
- Disponibilidade de extras como: templates, diferentes tipos de módulos, etc;
- Disponibilidade de técnicos (ex: programadores) que possa contratar para efectuar alterações;
Todas estas diferenças, constituem factores que podem e devem ser tomados em consideração na escolha da plataforma de e-commerce a usar na sua futura loja online.
No entanto os factores de escolha não se encontram exclusivamente nas caracteristicas da plataforma de e-commerce, mas são apenas parte dos elementos que devem ser tomados em consideração no processo de escolha do sistema de e-commerce.
Grosso modo, poderemos generalizar os factores envolvidos no processo de escolha nos seguintes tipos:
- Caracteristicas da plataforma de e-commerce;
- Carateristas da empresa ou organização que pretende implementar a loja online;
- Caracteristicas e funcionalidades que se pretendem ter na plataforma de e-commerce;
As carateristicas da empresa ou organização e as funcionalidades que pretendem na loja online, são os verdadeiros determinantes na escolha do software de e-commerce, ou pelo menos na redução das escolhas possiveis.
Por um lado as necessidades previstas para a loja online, limitam as possiveis soluções apenas ás que satisfazem os requisitos funconais, por outro as eventuais restrições nos recursos disponiveis, limitam as soluções possiveis apenas ás que a empresa tem condições de adquirir e manter.
O processo de implementação de um projecto e e-commerce deve começar pela definição de alguns aspectos fundamentais como as questões ligadas ao produtos e mercado, ou seja questões de marketing, e as respectivas implicações nas funcionalidades e caracteristicas que devem ser contempladas na futura loja online,
Sabendo o que necessitam, importa saber que recursos são necessários investir para concretizar o projecto. Nesta fase impõe-se a recolha de informações (funcionalidades, requisitos, custos, etc.) de várias soluções e fornecedores no mercado.
Após a análise dos dados recolhidos já será possivel avaliar os recursos minimos necessários para implementar o projecto de e-commerce.
Mas deve tomar em atenção que os recursos necessários não se esgotam na implementação do software de e-commerce, mas extendem-se á gestão dos conteúdos (serviços, produtos, informações, etc.), esforços de divulgação online, e despesas com os fornecedores de serviços de alojamento web online de qualidade.
Não esqueça que para ser bem sucedido um projecto comercial na Internet, terá que manter uma durante muito tempo (min: 2 anos) uma atitude pró-activa na divulgação e manutenção da loja online na internet, e terá que ter os recursos necessários para o fazer.
Após a avaliação dos recursos minimos necessários para implementar e manter o projecto de e-commerce por um tempo adequado, deve reflectir se estão disponiveis esses recursos.
Se não estiverem disponiveis os recursos necessários para implementar qualquer das soluções encontradas, deve requacionar o projecto inicial, reduzindo especificações e procurar uma solução de e-commerce cujos recursos necessários estejam dentro das possibilidades.
Se encontrar várias soluções de lojas online que se enquadram nas funcionalidades necessárias e para as quais tenha os recursos necessários tenha em atenção os seguintes factores na escolha.
Prefira soluções de código aberto, com arquiteturas de sofware modernas e eficientes (não sejam lentas em servidors web partilhados), e cuja divulgação na comunidade permita encontrar bons tecnicos quando necessário.
Se o custo não for proibitivo e as preferencias acima estiverem satisfeitas, optar por um bom leque de funcionalidades contempladas de base, pode poupar custos de desenvolvimento no futuro.
Por último, satisfeita estas condições, escolha a solução de e-commerce que for mais simples de gerir e que tenha disponivel o maior apoio possivel, como por exemplo, manuais de operação em Português, informações online sobre os procedimentos necessários para efectuar configurações mais complicadas, etc.